Capacitação de jornalistas para o respeitos e a promoção dos direitos humanos

Apresentação e justificativa

O atual estágio de desrespeito aos direitos humanos patrocinado pela mídia, em especial pelos programas policialescos, coloca a sociedade em posição de refém de um pseudojornalismo. A busca da audiência faz com que a exposição da miséria humana, a criminalização indiscriminada, a invasão da privacidade, a exposição de pessoas em situação de risco e o elogio à violência tornem-se ferramentas habituais de um tipo de jornalismo criticado pela academia e por profissionais da área que discordam de tais abusos.

A presente ação de "Capacitação de jornalistas para o respeito e a promoção dos direitos humanos" está diretamente ligada ao que indica o III Programa Nacional de Direitos Humanos "Promover o respeito aos Direitos Humanos nos meios de comunicação e o cumprimento de seu papel na promoção da cultura em Direitos Humanos" (PNDH-3: 2009, p. 164).

Trata-se de um piloto em parceria com a Subsecretaria de Direitos Humanos-ES, Movimento Nacional de Direitos Humanos-ES e Sindicato de Jornalistas, direcionado a profissionais e estudantes de Jornalismo, e militantes de movimentos sociais.

Com base nos resultados, será uma proposta uma ação em âmbito nacional, em parceria com a Federação Nacional dos Jornalistas, Secretarias Especial de Direitos Humanos, Ministério da Justiça e o Movimento Nacional de Direitos Humanos.

Além da possibilidade de transformação da prática profissional do jornalista, quando se avalia a contribuição e a justificativa de um projeto de extensão desta natureza, no que diz respeito à sua pertinência para a equipe de estudantes de graduação extensionistas, é possível verificar que este ajudará a cumprir plenamente com o Projeto Pedagógico do curso de Comunicação da Universidade Federal do Espírito Santo. Seu indicativo de número IV, que define as habilidades e competências específicas desejadas para o egresso da habilitação em Jornalismo, determina que o estudante deve: "ter uma atitude ética e compromisso com a cidadania e os direitos humanos" (CEPE-UFES, 2003, p. 13).

Além disso, entre os tópicos de Estudos previstos pelo documento, o eixo número 5, que trata de "Conhecimentos ético-políticos", define que esses conteúdos: 'Devem permitir ao estudante e futuro profissional posicionar-se sobre a atuação dos trabalhadores da comunicação; sobre o exercício do poder da comunicação; sobre os constrangimentos a que a comunicação pode ser submetida; sobre as repercussões sociais que ela enseja e sobre as necessidades da sociedade contemporânea, sempre em uma perspectiva de respeito aos direitos humanos, sociais, políticos e culturais; às liberdades; à pluralidade e à diversidade; à justiça social e à democracia, inclusive na área da comunicação' (CEPE-UFES, 2003, p 22.).

Diante do exposto, acredita-se que este projeto de extensão poderá ser um efetivo instrumento para implementação de políticas públicas voltadas para o tema de mídia e direitos humanos.

Outro ponto é que, por meio de ações processuais contínuas - executado inicialmente em um piloto no Espírito Santo, ampliando para âmbito nacional nos próximos anos - esta ação de extensão colaborará para a formação de um espírito crítico dos estudantes, já que integrará atividades de ensino, pesquisa e o convívio com profissionais de imprensa.

Objetivo geral
Criar um mecanismo de diálogo permanente entre os atores sociais envolvidos na divulgação de temas relativos a direitos humanos, tais como jornalistas e militantes.

- Compreender o papel da imprensa junto à sociedade;
- Analisar criticamente os conteúdos jornalísticos em diversos meios;
- Trabalhar a leitura crítica dos conteúdos da imprensa via jornais, televisão, rádio, internet;
- Identificar práticas de desrespeito aos direitos humanos veiculadas e/ou promovidas pela imprensa, e monitorando cobertura jornalísticas, sobretudo de telejornais e jornais policialescos; e
- Promover a cultura dos direitos humanos por meio da imprensa, oferendo ferramentas, técnicas e linguagens específicas para um uso eficiente da imprensa em prol dos direitos humanos.

Blog do projeto