ComunicaÊ recebe homenagem na Assembleia Legislativa

O projeto ComunicaÊ – Educação para a Mídia, umas das ações de extensão do Observatório da Mídia, é um dos homenageados na sessão solene da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, nesta sexta-feira, 22 de novembro, a partir das 18 horas. O evento é em comemoração ao Dia Internacional do Estudante, e contará com outros projetos que se destacam na promoção de ações de transformação social por meio da educação. A iniciativa é do mandato do deputado estadual Fabrício Gandini.

O ComunicaÊ realiza atividades de educação midiática de jovens com oficinas de leitura crítica e debates desde 2011. Ao longo desses anos, colaborou na formação de dezenas de jornalistas, publicitários e realizadores de audiovisual, que atuaram como extensionistas no projeto em várias cidades. Também contemplou centenas de estudantes e professores de escolas públicas da Grande Vitória.

A educação para a mídia é um dos pilares de ação de qualquer observatório dedicado a esse setor. O objetivo é a qualificação do repertório dos jovens e educadores frente a um elemento de suas vidas que tanto utilizam, mas que nem sempre refletem a respeito: as mídias. As oficinas são feitas com a exposição e a discussão de fatos midiáticos relacionados à publicidade, às telenovelas e ao jornalismo. Ao final, os estudantes são motivados a realizarem uma produção audiovisual com olhar crítico e a partir de ações que interferiram na realidade.

Nos anos 2017 e 2018, o ComunicaÊ foi finalista do Prêmio de Mérito Extensionista Maria Filina da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e, em 2018, foi selecionado como oficina modelo para apresentação da experiência no Congresso da Associação Latino-americana de Investigadores da Comunicação (Alaic), na Costa Rica.

Para participar e ter mais informações sobre o ComunicaÊ, acesse as páginas do projeto no sistema da Proex e no Facebook.