Observatório faz parcerias para novas pesquisas em congresso da Alaic

Três produções do Observatório da Mídia: direitos humanos, políticas, sistemas e transparência da Ufes foram apresentadas esta semana no XIV Congresso da Associação Latino-americana de Investigadores da Comunicação (Alaic), realizado entre os dias 30 de julho e 1º de agosto na Universidade de Costa Rica. A participação rendeu propostas para a ampliação das pesquisas no continente.

A mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (PósCom) da Ufes Renata Rocha apresentou os resultados de sua dissertação sobre a comunicação pública e a cobertura da imprensa capixaba na campanha de vacinação contra febre amarela de 2017. O artigo, escrito em coautoria com o professor Victor Gentilli, foi exposto no Grupo de Trabalho (GT) de Comunicação e Saúde e é uma das ações da parceria entre o Observatório da Mídia e o Observatório de Saúde na Mídia-Regional do Espírito Santo, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Ufes.

No mesmo GT foi apresentada também a pesquisa sobre as estratégias das empresas de mídia e de alimentos na publicidade direcionada a crianças, desenvolvida pelos professores Edgard Rebouças, Flávia Mayer e Nazareth Pirola. "Pesquisadores de vários países da América Latina se impressionaram com a dimensão do trabalho e alguns propuseram parcerias para estudos comparativos a partir dos procedimentos metodológicos criados no Observatório", relatou Rebouças, que também é coordenador do PósCom.

A pesquisadora Franciani Bernardes, do Observatório da Mídia e pós-doutoranda em Política Social na Ufes, ministrou, junto com Edgard Rebouças, oficina do projeto de extensão ComunicaÊ - Leitura crítica da mídia. A metodologia do projeto desenvolvido junto a escolas públicas da Grande Vitória desde 2011, coordenado pela professora Nazareth Pirola, foi apresentada a pesquisadores. O aprendizado levará à replicação do projeto em outros países e as experiências serão agregadas em um livro, coordenado pela Ufes.

O próximo congresso da Alaic será em 2020, na cidade de Medellín (Colômbia). O coordenador do PósCom afirmou que o programa incentivará a participação de mais pesquisas da Ufes no próximo evento.

Texto: Lidia Neves (Supecc-Ufes)
(Supecc-Ufes)