Pesquisador do Observatório assume diretoria científica da SBPJor

A 17ª edição do Encontro Nacional dos Pesquisadores em Jornalismo encerrou-se na última sexta-feira, 8, com a posse na nova diretoria da Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), que assume para o biênio 2020-2021. Foram eleitos para a Diretoria Executiva o presidente Marcos Paulo Silva (UFMS), o vice-presidente Danilo Rothberg (Unesp), a diretora administrativa Laura Strelow Storch (UFSM), a diretora editorial Alciane Nolibos Baccin (Unipampa) e o diretor científico Rafael Bellan Rodrigues de Souza (UFES).

Com o tema “Pesquisa jornalística e ética profissional”, o evento reuniu 500 pesquisadores da graduação e pós-graduação na Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal de Goiás para o evento, que ainda agregou o IX JPJOR, VI POSJOR e a V Reunião Anual das Redes de Pesquisa SBPJor. Na cerimônia de abertura, o professor Tim Vos – diretor da Escola de Jornalismo da Michigan State University e atual presidente da Association for Education in Journalism and Mass Communication (AEJMC) – falou sobre novos paradigmas para seleção de fatos no jornalismo. A programação contou ainda com a entrega do prêmio Adelmo Genro Filho e com lançamento de 13 livros.

Além do destaque para a posse de Rafael Bellan na diretoria da SBPJor, o Observatório da Mídia também esteve representado no evento com apresentações de trabalhos de seus pesquisadores. Na Sessão coordenada da Rede Nacional de Observatórios de Imprensa (Renoi), com o tema "Teoria e pesquisa da qualidade no jornalismo", a mestranda Thalita Mascarelo apresentou parte de sua pesquisa "Os news promoters no jornalismo e na ciência: uma reflexão sobre o lugar da ética e da função social na contemporaneidade", em co-autoria com o professor Victor Gentilli. Já a Sessão coordenada com o tema "Fundamentos teóricos do jornalismo: ambiente digital, objetividade e mediação", foi proposta e teve as presenças dos professores Rafael Paes e Rafael Bellan. A mestranda Priscila Bueker teve seu trabalho "Jornalista alternativo como intelectual orgânico: a militância do capixaba Rogério Medeiros até o Século Diário" aprovado para a Sessão temática "Reflexões sobre a o jornalismo alternativo e indelendente"; e a pesquisadora Ana Carolina Ronchi apresentou o texto "Imprensa e vulnerabilidade social: os bairros capixabas nos jornais A Gazeta e A Tribuna", em co-autoria com o professor  Edgard Rebouças, na Sessão temática "Jornalismo e marcadores sociais de diferença".

Em 2020, o encontro nacional da SBPJor será realizado em Fortaleza.

Com informações e foto da SBPJor.