Victor Gentilli: titular do início ao fim

Por Marcio Calil

O professor Victor Gentilli apresentou seu Memorial Descritivo (anexado abaixo) para progressão ao mais alto nível da carreira docente nesta última sexta-feira, dia 2 de outubro. Mas, poderia ter sido tanto uma aula aberta ou uma orientação de pesquisa, como tantas que tivemos. Tanto faz, não haveria distinção. Quem já teve o privilégio de ser aluno, orientado, ou simplesmente colega e amigo do Victor sabe que, em qualquer circunstância e momento de interlocução, ele se mostra e se revela da mesma maneira como na banca de avaliação para se tornar o mais novo Professor Titular do Departamento de Comunicação da Ufes.

Digo que ele se revela porque foi assim que eu o conheci, e também as suas trajetórias profissional e acadêmica, apesar de pouco menos de três anos de amizade e convivência. Amigos de longa data, sim, pois bastam algumas horas de uma sempre boa conversa para ele, minuciosa e cronologicamente, desfilar a memória privilegiada que possui, como o fez mais uma vez na apresentação e defesa do Memorial.

Quem assistiu à apresentação do Victor – disponível em duas partes no Canal do YouTube do PósCom-Ufes – pôde se deliciar com história e estórias que se entrecruzam com as do jornalismo brasileiro, a partir dos anos 1970. Para além disso, com o percurso e pesquisas acadêmicas sobre o próprio campo jornalístico, seu objeto preferencial de estudo e discussões nas últimas décadas, incluindo as realizadas neste Observatório da Mídia. E Victor rememorou e relatou essa trajetória bem ao seu jeito, sereno, aparentemente descompromissado, e ao mesmo tempo pulsante, vibrante, como se o ano de 1982, quando iniciou a docência na Ufes, tivesse sido na semana passada.

Este texto é uma homenagem à conquista merecida do Victor Gentilli, meu orientador no mestrado do Programa de Pós-Graduação de Comunicação e Territorialidades da Ufes, mas também um agradecimento pela emocionante homenagem que fez, in memoriam, à colega de Observatório da Mídia, Ana Carolina Sabino, e ao nosso querido amigo em comum, o jornalista e professor Carlos Tourinho, que chegou a participar de algumas atividades do Observatório, e quem me apresentou ao Victor. Por uma saudosa coincidência, na minha última foto com Tourinho, feita durante o SBPJor, em 2018, estavam presentes o Victor Gentilli e o professor Josenildo Guerra, também ex-orientando do Victor e membro dessa banca para Professor Titular.

Por fim – ou início de um novo ciclo – deixo uma pergunta de pesquisa, que talvez tenha a aprovação do agora Professor Titular Victor Gentilli: para quem o conhece, será realmente este o último degrau do percurso acadêmico do Victor? Penso que teremos que ir a campo para investigar, mas, como premissa, por toda a contribuição que já nos deu, afirmo que ele sempre atuou como legítimo titular da posição, desde o início.

Marcio Calil é jornalista, dentista e pesquisador no Observatório da Mídia. Atua no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), defendeu a dissertação “Análise da cobertura da imprensa capixaba durante a pandemia de febre amarela no Espírito Santo em 2017” no PósCom-Ufes e é doutorando no Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz).

Obs. 1: A íntegra do Memorial Descritivo para Progressão a Professo Titular da Ufes é está disponível no documento anexado.

Obs. 2: A íntegra da sessão de apresentação e defesa do Memorial Descritivo está disponível em duas partes no Canal do YouTube do PósCom-Ufes