Livro sobre desinformação e covid-19 tem capítulo de pesquisadores deste observatório

Capítulo tratou dos desafios do jornalismo contemporâneo no contexto da pandemia

Dois pesquisadores do Observatório da Mídia publicaram um dos capítulos do livro “Desinformação e covid-19: desafios contemporâneos na comunicação e saúde”, que foi lançado durante o último congresso da Intercom, na PUC Minas, em Belo Horizonte (MG). O livro está disponível no seguinte link do Portal de Livros em Acesso Aberto da Fiocruz: https://portolivre.fiocruz.br/node/2382.

O livro foi lançado pelo Instituto de Saúde de São Paulo (SP) e traz reflexões a partir de conceitos fundamentais como desinformação, sindemia e infodemia, analisando na perspectiva do campo da comunicação e saúde - sendo, por isso, o Sistema Único de Saúde um dos temas importantes levantados na obra.

O capítulo dos pesquisadores da Ufes deu enfoque nas reflexões do tempo pandêmico e os desafios para o jornalismo contemporâneo. O texto é de autoria da mestre em Comunicação e Territorialidades da Ufes Thalita Mascarelo da Silva e do professor Titular do Departamento de Comunicação da Ufes Victor Gentilli.

Denominado “Um ecossistema jornalístico em meio à incivilidade: a pandemia da covid-19 e o direito à informação em saúde”, traz uma reflexão baseada na dissertação de mestrado de Thalita defendida em 2021 no PósCom-Ufes, chamada “Transformações no Jornalismo científico brasileiro: a pandemia e seu impacto entre jornalistas e cientistas”.

“Analisamos a liderança de cientistas, profissionais da saúde e jornalistas no que tange informar à população em meio à emergência sanitária provocada pela covid-19, tendo como contexto o momento midiático atual de protagonismo das plataformas digitais e como isso transforma e impacta as informações em saúde que chegam à população”, destacou a pesquisadora.

Publicado em 9 Out. 2023, às 16h.