Objetividade jornalística em análise no retorno dos Seminários “Observações”

Os Seminários “Observações” estão de volta. E o primeiro tema da temporada 2022 será “Objetividade no Jornalismo ?”, a partir das 19 horas do dia 24 de fevereiro, com transmissão ao vivo pelo canal do Observatório da Mídia no YouTube. As apresentações serão do professor Rafael Paes Henriques e da estudante Laís Rocio, com comentários do professor Marcos Paulo da Silva (UFMS) e mediação da professora Patrícia D’Abreu.

A escolha do tema se deu a partir de uma série de artigos publicados em revistas científicas ao longo de 2021 – todos disponíveis na página do Observatório da Mídia – nos quais um dos princípios fundamentais do Jornalismo é colocado em análise, seja pela perspectiva da intersubjetividades ou da objetividade como ritual estratégico para a atividade. Parte desses artigos são fruto do estágio de pós-doutorado que Rafael Paes fez na Universidade Federal da Bahia (UFBA), associado a sua formação e prática como jornalista, e suas reflexões no doutorado em Filosofia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e no mestrado em Comunicação na Universidade do Minho, em Portugal.

Já a estudante e pesquisadora do Observatório da Mídia Laís Rocio – orientanda de Rafael Paes no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (PósCom-Ufes) – vai apresentar os desdobramentos de dois artigos publicados no ano passado sobre jornalismo, violência contra mulheres, assédios sexuais e silenciamentos, tendo o movimento #MeToo como objeto de análise.

O comentarista convidado para esta edição do “Observações” é o professor Marcos Paulo da Silva, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e, atualmente, atuando como pesquisador visitante na Michigan State University (MSU), nos Estados Unidos. Ele foi o último presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor).

A ação de extensão Seminários “Observações” teve início em 2009 apresentando e discutindo diversos temas ligados aos objetivos do Observatório da Mídia. Além de reflexões desenvolvidas no âmbito de nosso Núcleo de Pesquisa e Ação em torno de jornalismo, publicidade e consumo, mídias e direitos humanos, televisão, rádio e redes sociais digitais. O “Observações” também recebeu convidados externos em edições especiais. Os principais destaques foram o secretário-geral do Instituto Internacional de Jornalismo e Comunicação, Joseph Chittilappily, em 2010; o vice-presidente da Associação das Rádios Públicas do Brasil (Arpub), Orlando Guilhon; a cineasta Estela Renner, em 2011; o jornalista Audálio Dantas, em 2013; e o adido de imprensa do Consulado dos Estados Unidos, David Fegelson, em 2014.

A proposta dos Seminários "Observações" é a de dar visibilidade e eco a estudos apresentados por pesquisador_s vinculados ao Observatório da Mídia em publicações e eventos nacionais e internacionais. Representam, assim, um espaço de posicionamento e publicização de estudos e ações desenvolvidos na Universidade, que normalmente não chegam a um conhecimento mais amplo sobre sua relevância para a sociedade.

Desde 2021, devido à pandemia, os Seminário “Observações” estão sendo realizados mensalmente na modalidade remota e ao vivo, sendo que as gravações estão disponíveis no canal do Observatório da Mídia no YouTube. O acesso é livre e não há necessidade de inscrição. As pessoas que acompanharem ao menos três dos seminários ao vivo, com nome registrado na lista de presença, poderão solicitar certificado de participação.

Publicado em 21/02/2022, às 21h.