Painel debate comunicação e direitos humanos

O segundo painel da XI Conferência Brasileira de Mídia Cidadã, com o tema “Mídia e Direitos Humanos”, foi realizado nesta terça-feira,19, às 9h, no Cemuni IV, do Centro de Artes da Ufes. A mesa de debate foi composta pela representante do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação Renata Mielli, pela representante da ANDI – Comunicação e Direitos, Suzana Varjão e pelo militante dos direitos humanos, Gilmar Ferreira. A mediação foi realizada pela professora da Ufes Vanda Valadão.

Durante o painel, os convidados enfatizaram a importância da mídia e sua influencia na sociedade, falaram sobre os programas policialescos e como a maioria deles vai contra os direitos humanos e contra leis e regras, principalmente relacionadas à comunicação social brasileira.

Renata Mielli palestrou sobre a atual conjuntura política e o diálogo com a comunicação. Inicialmente Renata disse que há um interesse econômico na comunicação e quando se fala da necessidade da regulamentação da comunicação, as pautas neoliberais, em sua opinião, são um ato de censura. Para ela, a comunicação precisa ter responsabilidade social: “A mídia impressa é livre de concessão, porém precisa ter essa responsabilidade social, pois não é livre para violar direitos humanos”, ressaltou. Ela também falou sobre o projeto “Calar Jamais”, disponível no site www.paraexpressaraliberdade.org.br, juntamente com o projeto de lei de Iniciativa Popular da Comunicação Social Eletrônica, conhecido como Projeto de Lei da Mídia Democrática, que regulamenta os artigos 5, 21, 220, 221, 222 e 223 da Constituição Federal.

A segunda palestra foi com Suzana Varjão. Seu enfoque foi uma pesquisa sobre violação dos direitos humanos na mídia. Foram pesquisados 28 programas policialescos na televisão brasileira, onde foram encontradas 21 normas brasileiras desrespeitadas e mais de 17 mil violações aos direitos humanos.

O último palestrante foi Gilmar Ferreira, militante dos direitos humanos e ex-presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH). Ele relatou vivências, experiências e casos na militância pela garantia dos direitos humanos.

Após as falas, aconteceu um debate com a participação da plateia.

Sthefany Duhz Cavaca e Aline Almeida

Fotos: Josué da Silva Nunes e Gabriel Fernandes