Seminário do STF sobre desinformação terá palestra de líder deste Observatório

Edgard Rebouças dividirá mesa com o ministro Cristiano Zanin na próxima sexta-feira, dia 15

Como parte do seu Programa de Combate à Desinformação, o Supremo Tribunal Federal (STF) realizará o Seminário Combate à Desinformação e Defesa da Democracia nos próximos dias 14 e 15, em Brasília (DF). No painel presidido pelo ministro Cristiano Zanin, um dos palestrantes será o professor Edgard Rebouças, do Observatório da Mídia: direitos humanos, políticas, sistemas e transparência do Programa de Pós-Graduação em Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo (PósCom-Ufes).

A professor apresentará suas contribuições no dia 15, a partir das 9h, durante o Painel 4: Regulamentação das plataformas sociais digitais e a monetização da desinformação. Falará sobre regular com educação para as mídias e participação. Também se apresentarão como palestrantes nesse painel Mayara Stelle, co-fundadora do Sleeping Giants Brasil (sobre ativismo digital e desmonetização da desinformação; e o também professor universitário Gustavo Borges (sobre experiências pelo mundo sobre regulamentação das plataformas digitais).

O evento deverá ter transmissão simultânea pelo canal do STF no YouTube (https://www.youtube.com/stf), mas a instituição recomendação inscrição no site do evento, que tem mais informações e fica no seguinte link: https://portal.stf.jus.br/hotsites/combateadesinformacao/.

Objetivos do Seminário
Segundo  o STF, o objetivo do Seminário Combate à Desinformação e Defesa da Democracia é debater junto a representantes da sociedade civil e da academia formas de enfrentar a desinformação e o discurso de ódio. O evento é resultado do encontro entre a Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministra Rosa Weber, e os reitores das universidades parceiras do Programa de Combate à Desinformação, realizado no dia 27 de fevereiro deste ano.

A proposta é promover o intercâmbio das ações, boas práticas e recomendações no combate à disseminação de informações falsas, distorcidas e o discurso de ódio, por meio de apresentações temáticas envolvendo: o fortalecimento do sistema de Justiça no enfrentamento à desinformação; a educação midiática e as pesquisas da academia sobre o tema; e a importância do trabalho das agências de checagem.

Promovido em parceria com universidades públicas, o Seminário “Combate à Desinformação e Defesa da Democracia” é organizado em conjunto com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e o Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom).

Publicado em 8 Set. 2023, às 16h30.