Veja como foi o primeiro dia da Mostra de Vídeo Cidadão

A primeira parte da Mostra de Vídeo Cidadão foi realizada na noite de terça-feira, 17 de outubro, no auditório do Cemuni IV do Centro de Artes da Ufes. Os vídeos têm como temas principais movimentos sociais, história e memória, cidadania, direitos humanos, comunicação e saúde e gênero. A mostra faz parte da programação da XI Conferência Brasileira de Mídia Cidadã com discussões sobre mídia, direitos humanos e cidadania e foi realizada nos dias 18 e 19 de outubro.

Foram cinco vídeo-documentários no primeiro dia. “Juventude MST: Educação semeada na luta por terra”, de Amanda Machado e William Souza, retrata a vivência de jovens no Movimento Sem Terra. Produção feita em conjunto, na perspectiva comunitária, o vídeo abrange discussões como comunicação comunitária, mídia e educação, movimento social e principalmente a atuação de jovens no movimento sem terra.

O segundo vídeo foi “Herança Social: um olhar sobre a determinação social da saúde”, de Christian Jafas, e trouxe uma perspectiva histórica e atual da epidemia de tuberculose na periferia do Rio de Janeiro. O recorte escolhido para o documentário foi a comunidade de Manguinhos, no Rio de Janeiro, com imagens e relatos desde a década de 1960 até os dias atuais. Christian Jafas disse que “A ideia do documentário foi pensada para ter vinte minutos de duração e para ser encarado como filme”, pois acredita que sua discussão deve ir além da área acadêmica. Segundo o diretor, o documentário foi inscrito em diversos festivais nacionais e internacionais e espera-se um grande alcance.

O documentário seguinte “Conselho Estadual de Direitos Humanos: Duas Décadas de Lutas” de Ana Paula Vieira, produzido pela TV Ufes, registra os vinte anos de luta do CEDH. Segundo Ana Paula, o documentário foi produzido para homenagear o Conselho, que completou vinte anos em 2015. Sua primeira exibição foi realizada no Palácio Anchieta, sede de governo do Espírito Santo, em homenagem ao dia 10 de dezembro, Dia Mundial dos Direitos Humanos.

“Transverso”, de Nina Rocha, trouxe relatos de quatro transexuais em suas vivências pessoais e processo de adaptação e reconhecimento,  em uma abordagem jovial, tendo como cenário a cidade de Vitória.

O último documentário foi “O Haiti está aqui”, com relatos de haitianos refugiados que moram atualmente no Brasil, suas vivências e dificuldades de permanecer no país.

Texto: Sthefany Duhz Cavaca

Edição: Ana Paula Vieira